O que ser quando crescer?

Esta era sem dúvida a pergunta fundamental algumas décadas atrás.
Hoje não existe mais isso de “quando crescer”, já que muitas profissões atualmente são realizadas por crianças. O avanço rápido da tecnologia deixa isso claro para todos.
Para o ensino não é tão diferente. Hoje temos uma variedade incrível de novos formadores de opinião e conteúdo. A maioria nem chegou nos seus 18 anos.
Então quer dizer que em breve as escolas deixarão de ter importância para a educação? Lógico que não! As escolas se tornarão ainda mais importantes e relevantes para a formação educacional deste novo profissional do futuro. Mas antes de falar sobre o ensino, vamos viajar para esse futuro e entender as possíveis profissões que irão surgir.

As profissões do futuro

O futurista da Google Thomas Frey, previu que a maioria das profissões do futuro ainda não foram inventadas. Mas, já é possível identificar novas atuações que crescem em demanda e importância. Veja algumas:

• Desenvolvimento de games: Construção de jogos digitais de gêneros diversos em plataformas computacionais.
  • Defesa cibernética: Análise de sistemas de conexão, avaliação e prevenção de invasão de redes e guerra eletrônica.
  • Marketing de redes: Desenvolvimento de estratégias para comercialização de um produto de um fabricante diretamente para um distribuidor que faz a venda do produto para o consumidor final.
  • Big Data: Análise e processamento de grande conjunto de dados, bem como sua armazenagem e processamento.
  • Gestão de Startups: Administração de negócios de crescimento exponencial e resultados escaláveis.
  • Cidades Inteligentes: Gerenciamento de espaços urbanos focado na otimização de recursos, fazendo uso da tecnologia e com participação da população.
  • Drones para uso Comercial: Utilização de veículos aéreos não tripuláveis para geração de imagens estratégicas para diversos setores como agronegócio, mineração e telecomunicações.

Incrível, não? E olha que estas são apenas algumas entre tantas outras que irão surgir.
Mas e a educação para acompanhar tanta mudança? Realmente o sistema de ensino precisa se antecipar e também acompanhar essas mudanças.
Algumas Instituições de Ensino já estão se alinhando para preparar essa nova geração de trabalhadores. Afinal, a missão primária delas é oferecer ensino, pesquisa e extensão para formar cidadãos e profissionais.
O Colégio 24 de maio, já possui aulas de robótica e designer de games. Estes são alguns dos cursos que em breve poderá fazer parte da grade de todas as escolas.
Este tipo de antecipação ao futuro educacional cria duas coisas importantíssimas:
Visão estratégica das mudanças globais que trazem impacto local; e
Olhar para a inovação gerada por novos produtos e serviços.
Esses dois fatores críticos para a empregabilidade dos alunos é também a maior oportunidade para preparar eles ao ensino superior e assim garantir o FUTURO.

Autor: Alexandre Paulino
Título: Impacto da nova educação e o futuro profissional
Categoria: Ensino Básico
Unidade: Freguesia / Mandaqui / São Miguel