Vamos conversar sobre o OUTUBRO ROSA?

Outubro rosa é sobre o câncer de mama sim!

Parece estranho que mesmo atualmente com tanta informação fácil e disponível, ainda existam pessoas que não possuam conhecimento sobre um câncer que é considerado o segundo tipo que mais acomete as mulheres brasileiras.

Muito precisa ser esclarecido e mais estudos precisam ser aprofundados, mas o câncer de mama não é um caso único das mulheres, já que homens também podem desenvolver esse tumor.

Ok, sabemos que é um tema difícil de se conversar abertamente, mas existem tantas campanhas, cartazes rosas, monumentos iluminados com a cor tema e campanhas nas mídias social que parece impossível de acreditar que muitos ainda tenham vergonha ou medo de falar sobre o câncer de mama. UM EM CADA TRÊS CASOS DE CÂNCER PODE SER TRATADO SE ESTE FOR DESCOBERTO LOGO NO INÍCIO. Por isso é tão importante não ficar atrasando o diagnóstico, alimentando assim, a crença que a doença é uma sentença de morte e que não possui cura.

INFOGRAFICO 12_CANCER DE MAMA_04

Existem diversos tipos de câncer de mama, sendo que alguns se desenvolvem mais rapidamente que outros. Mas a maioria pode ter tratamento, se diagnosticado no início.

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO

• Obesidade e sobrepeso após menopausa;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de consumo de bebidas alcoólicas;
  • Primeira menstruação antes dos 12 anos;
  • Não ter amamentado;
  • Uso de contraceptivos orais por tempo prolongado;
  • Histórico familiar de: Câncer de ovário, Câncer de mama em homens ou mulheres antes dos 50 anos.

Mas atenção! A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente essa doença.

SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA

Todas as mulheres precisam conhecer seu corpo. Assim, a percepção de alterações pode ser percebida mais rapidamente.

• Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. Mais de 90% dos casos, essa é a principal manifestação;
  • Alteração no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • Pele avermelhada, retraída ou semelhante a casca de laranja.

Olhe, palpe e sinta suas mamas diariamente para reconhecer suas variações e identificar as alterações suspeitas.

Projeto Mulher Maravilha

E justamente para auxiliar com informações sobre o Outubro Rosa que a  Coordenação do Colégio 24 de Maio Unidade São Miguel formados pelos coordenadores Anna Eliza M. Lopes, Tatiane Moitinho, Bruna Machado e Fernando Dias Barbosa dos Cursos Técnico em Estética, Enfermagem, Farmácia e Radiologia, respectivamente, fizeram uma reunião em setembro deste ano para realizar uma ação social em prol ao Outubro Rosa, onde todos os alunos dos cursos técnicos deveriam participar.

Os alunos da Farmácia para falar sobre os tipos de quimioterapia e suas reações; os alunos da Enfermagem entrariam com a explicação e importância do autoexame; os alunos da Radiologia os meios de Diagnóstico por imagem e Tratamento e os alunos da Estética por sua vez abordariam a auto estima, incentivo a doação de cabelo e ensinar a fazer maquiagem para paciente em tratamento de quimioterapia. Após muitas conversas e depois de entender o propósito da ação surgiu o nome do Projeto Mulher Maravilha.

O projeto tem como objetivos incentivar o cuidado para prevenir e diagnosticar precocemente sobre a doença, explicar possíveis tratamentos e para aquelas que já são acometidas pelo câncer, explicamos manejos de como diminuir os efeitos da quimioterapia e como resgatar a autoestima, pois muitas perdem seus cabelos devido aos efeitos do tratamento pelo qual se submetem. Devido a isso queríamos uma mulher forte, guerreira, que não tem medo de ir à luta e  por isso tivemos a ideia do nome.

Com o objetivo de reforçar os propósitos da campanha do Outubro Rosa, convidamos as docentes Ana Cristina e Osnali para realizar os cortes de cabelos, a coleta se deu de forma voluntária por estudantes dos cursos Técnicos em Farmácia, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia, docentes e visitantes. Os cabelos doados serão encaminhados para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), o projeto também recebeu doações de acessórios como lenços.

A campanha foi tão bonita que passou pelo projeto nos períodos Manhã, Tarde e Noite totalizando a participação de 530 alunos.

Agradecemos a todos que participaram e tornaram este projeto possível!