Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio 24 de Maio foi criada para que cada aluno desenvolva ao máximo o potencial de competências e habilidades que traz dentro de si, visando a formação de indivíduos com pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e capazes de analisar, interpretar e transformar sua realidade para o bem individual e coletivo, assumindo o papel de sujeitos de seus aprendizados e contribuindo para a constituição de uma sociedade justa. Além disso, as ações educativas desenvolvidas pelo Colégio 24 de Maio favorecem o desenvolvimento de pessoas íntegras, fortes, amorosas, autônomas, confiantes, responsáveis, solidárias, comprometidas, que tenham sonhos e projetos de vida e que se empenham em conquistá-los.

O Colégio 24 de Maio trabalha com o aprendizado dinâmico, buscando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário. O incentivo ao esporte, à cultura e à formação de valores também é marcante na proposta pedagógica da nossa Instituição.

Pilares da Educação

O Colégio 24 de Maio entende que a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os Pilares da Educação ou do Conhecimento:

1. Aprender a Conhecer: indica o interesse e a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância;
  2. Aprender a Fazer: mostra a coragem de executar, de correr riscos e de errar, mesmo na busca de acertar;
  3. Aprender a Conviver: traz o desafio da convivência, que é no mundo atual um aprendizado de grande valor para que todos desenvolvam a percepção de interdependência e reconheçam a importância da participação em projetos comuns e o prazer do esforço compartilhado;
  4. Aprender a Ser: talvez seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.

Por meio dessas diretrizes, busca-se o desenvolvimento de um perfil de aluno que atua na sociedade e que está preparado para o mundo moderno, para o mercado de trabalho e para o futuro. Para isso, o Colégio 24 de Maio adota o Sistema de Ensino Dom Bosco, que oferece um material didático forte e de alta qualidade, com o conteúdo constantemente atualizado, que enfatiza um ensino que faz pensar, desacomoda e promove novas aprendizagens com base na argumentação teórico-crítica, sendo os alunos protagonistas de sua própria formação, promovendo o conhecimento e possibilitando a construção de um futuro promissor.