Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo de saberes, que se abre graças à conquista da leitura e da escrita. Progressivamente, o aluno entra em contato com novos conteúdos. O repertório se amplia à medida que são introduzidas as diferentes disciplinas no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e, posteriormente, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

O objetivo é levar o aluno a pensar e refletir sobre aquilo que aprende e a utilizar os conteúdos programáticos para compreender o mundo real, estimulando a autonomia e a consciência crítica diante da realidade. É no Ensino Fundamental que as bases da formação do aluno como cidadão, apto a enfrentar os desafios da realidade sociocultural, são construídas.

A proposta do Ensino Fundamental do Colégio 24 de Maio é proporcionar uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético do aluno, tendo em vista uma formação integral, bem como a formação de atitudes e valores relacionados ao cotidiano escolar, familiar e social.

► Ensino Fundamental I

Nessa etapa, novos conhecimentos começam a ser introduzidos, desenvolvendo a capacidade de aprender dos alunos, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

As estratégias de ensino são diversificadas, com recursos didáticos e metodológicos de acordo com a faixa etária e com a necessidade de aprendizagem do aluno, mantendo-o como protagonista do aprendizado.

O conhecimento é vivenciado de forma construtiva e interativa, valorizando o aprender contínuo e a troca de experiências para a construção de novos saberes e habilidades.

► Ensino Fundamental II

Nesta fase de ensino, os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental I são aprofundados e ampliados, exigindo dos alunos organização do tempo escolar e dedicação maior aos estudos.

A visão inter e multidisciplinar e o raciocínio lógico do aluno, junto com sua capacidade de argumentar, discutir e investigar, aumentam. Também, há o aumento de suas responsabilidades e a busca contínua de maior autonomia, além do aprimoramento das capacidades de comunicação e de interação do aluno e a consolidação do hábito de estudo diário, bem como a promoção da iniciação em projetos científicos, artísticos e esportivos.

O Ensino Fundamental II do Colégio 24 de Maio foi cuidadosamente elaborado para que os alunos desenvolvam os conhecimentos e habilidades necessárias para enfrentar os desafios da próxima fase de escolarização, o Ensino Médio.